INCÊNDIO NA BOATE KISS EM SANTA MARIA - RS

28/01/2013 10:15

Brigada Militar informou que outras 79 pessoas continuam hospitalizadas após a tragédia.

 

Porto Alegre - A Brigada Militar informou, em uma entrevista coletiva, que o número de mortos no incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, chega a 236 (atualizada nesta data de 28/01/13 às 10h15). 

Não há mais corpos no local. Um caminhão precisou realizar quatro viagens para retirar os corpos do local e levá-los até um ginásio.

Os corpos que foram possíveis de serem identificados por documentação serão apresentados a familiares. O ginásio da cidade está sendo liberado para velório coletivo.

Outras 79 pessoas continuam hospitalizadas. Hospitais da região precisaram solicitar auxílio de profissionais para atendimento.

Essa já é considerada a maior tragédia do Estado. Antes, o incidente com maior número de mortos no Estado havia ocorrido em 28 de julho de 1950, quando um avião quadrimotor chocou-se contra o Morro do Chapéu, em Sapucaía do Sul.

Testemunhas afirmam que o fogo começou durante o show pirotécnico durante a apresentação de uma banda. O material de isolamento acústico do prédio - feito de espuma - incendiou e a fumaça intoxicou as vítimas.

Conforme os Bombeiros, as vítimas fatais morreram devido à inalação de fumaça tóxica. "A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. O principal fator (para as mortes) foi a asfixia. O isopor gera uma fumaça muito tóxica", afirmou o comandante geral do Bombeiros, coronel Guido de Melo.

Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre mil e duas mil pessoas deveriam estar no local durante o incidente. A maioria era adolescente.

O governador do RS, Tarso Genro, confirmou, por meio de sua conta no Twitter, que se dirigirá a Santa Maria. "Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", escreveu o governador. A presidente Dilma Rousseff cancelou seus compromissos no Chile e viajou para Santa Maria ainda no dia de ontem.

A rodada deste domingo do campeonato gaúcho foi cancelada.

Segundo o major do corpo de bombeiros que ajudou a salvar dezenas ou centenas de jovens na boate, que tem 2 filhas que iriam neste evento também, chorou muito em entrevista no Jornal Fala Brasil de hoje na Rede Record de televisão, disse que suas filhas só não foram por causa do limite imposto pelo pai. As 2 filhas tem 18 e 20 anos de idade. "Ao chegar em casa, as abracei e chorei muito", disse o major.

by jornalista Walcledson de Paula.

© 2011-2013 www.wmx.net.br/mvinfo. Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode